- PERFIL DO ENGRESSO
Com base na matriz curricular oferecida no Projeto Pedagógico do Curso, o Engenheiro de Pesca da Unir Campus Presidente Médici, será um profissional de formação generalista, humanista, ética, crítica e reflexiva. Devendo ser capaz de compreender as necessidades do indivíduo, grupos sociais e comunidades quanto aos últimos avanços tecnológicos, manejo dos recursos aquáticos e o desenvolvimento sustentável, suprindo a demanda do mercado nas funções de supervisão, planejamento, coordenação e execução de atividades integradas para o aproveitamento dos recursos naturais aquícolas, o cultivo e a exploração dos recursos pesqueiros marítimos, fluviais e lacustres e sua industrialização, maximizando a produção sem esquecer os princípios de desenvolvimento sustentável, contribuindo para o desenvolvimento do setor pesqueiro da região centro sul do estado de Rondônia e do país.
- OBJETIVO DO CURSO
Objetivos Gerais
O curso de Engenharia de Pesca da UNIR do Campus de Presidente Médici tem como finalidade dotar o profissional dos conhecimentos para desenvolver ações que visem o conhecimento da biodiversidade dos ecossistemas aquáticos, manejo e gestão de ecossistemas aquáticos, produção e captura de organismos aquáticos, inspeção patológica e sanitária de organismos aquáticos, biotecnologia e melhora da qualidade de vida das comunidades pesqueira.
Objetivos Específicos
a) Agir e refletir cientificamente quanto às ações que venham a ser realizadas com a fauna e flora;
b) Integrar ações que envolvam ensino, pesquisa e extensão para o uso sustentável dos recursos naturais, considerando os aspectos ambientais, econômicos, sociais, culturais e políticos;
c) Incentivo ao emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo quanto ao uso tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente;
d) Interdisciplinaridade, multidisciplinaridade em ações que visem à conservação e recuperação da qualidade do solo, ar e água;
e) Compreensão no atendimento às expectativas humanas e sociais no exercício das atividades profissionais.
- DURAÇÃO DO CURSO: 5 anos
- PERÍODO: integral
- COMPETÊNCIA E HABILIDADES
O Engenheiro de Pesca a ser formado pela UNIR Campus de Presidente Médici, será capaz de desenvolver e atuar profissionalmente com as seguintes competências de acordo com as Diretrizes Curriculares para o curso de graduação em Engenharia de Pesca, Resolução CNE/CES nº 5, de 02 de fevereiro de 2006:
a) utilizar os conhecimentos essenciais na identificação e resolução de problemas;
b) diagnosticar e propor soluções viáveis para o atendimento das necessidades básicas de grupos sociais e individuais, visando à melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas com a pesca e a aquicultura;
c) aplicar conhecimentos científicos, tecnológicos e instrumentais, respeitando a linguagem, as necessidades sociais, culturais e econômicas das comunidades pesqueiras litorâneas e do interior;
d) conhecer a biodiversidade dos ecossistemas aquáticos, visando à aplicação biotecnológica;
e) planejar, gerenciar, construir e administrar obras que envolvam o cultivo de organismos aquáticos;
f) desenvolver atividades de manejo e exploração sustentável de organismos aquáticos;
g) utilizar técnicas de cultivo, nutrição, melhoramento genético para a produção de organismos aquáticos;
h) supervisionar e operacionalizar sistemas de produção aquícola;
i) aplicar técnicas de processamento, classificação, conservação, armazenamento e controle de qualidade do pescado na indústria pesqueira;
j) possuir conhecimentos básicos sobre patologia e parasitologia de organismos aquáticos;
k) projetar e conduzir pesquisas, interpretar e difundir os resultados;
l) elaborar e analisar projetos que envolvam aspectos de mercado, localização, caracterização, engenharia, custos e rentabilidade nos diferentes setores da atividade pesqueira e da aquicultura;
m) elaborar laudos técnicos e científicos no seu campo de atuação;
n) atuar no manejo sustentável em áreas de preservação ambiental, do cultivo e da industrialização, avaliando os seus efeitos no contexto econômico e social;
o) dominar técnicas pedagógicas com vistas à atuação no ensino superior e em escolas profissionalizantes de pesca;
p) conhecer, compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
Parágrafo único. O projeto pedagógico do curso de graduação em Engenharia de Pesca deve demonstrar claramente como o conjunto das atividades previstas garantirá o perfil desejado de seu formando e o desenvolvimento das competências e habilidades esperadas, bem como garantir a coexistência de relações entre teoria e prática, como forma de fortalecer o conjunto dos elementos fundamentais para a aquisição de conhecimentos e habilidades necessários à concepção e à prática da Engenharia de Pesca, capacitando o profissional a adaptar-se de modo flexível, crítico e criativo às novas situações.
- COMPONENTES CURRICULARES OBRIGATÓRIOS
Os conteúdos curriculares obrigatórios do curso de Engenharia de Pesca foram distribuídos nos três núcleos de conteúdos, como discriminados:
1. Núcleo de conhecimentos básicos: desenvolvido em diferentes níveis de conhecimento, e sua composição deve fornecer o embasamento teórico necessário para que o futuro profissional possa desenvolver seu aprendizado. Este núcleo será integrado por: Ciências Físicas e Biológicas; Estatística; Ciências da Computação; Matemática; Química; Desenho e Meios de Representação e Expressão; Metodologia Científica e Tecnológica; Ciências Humanas e Sociais; e, Ciências do Ambiente.
2. Núcleo de conhecimentos profissionais essenciais: composto por campos de saber destinados à caracterização da identidade do profissional. Os agrupamentos destes campos de saber geram grandes áreas que caracterizam o campo profissional, integrando as subáreas de conhecimento que identificam o Engenheiro de Pesca. Este núcleo será constituído por: aquicultura; Biotecnologia Animal e Vegetal; Fisiologia Animal e Vegetal; Cartografia e Geoprocessamento; Economia e Extensão Pesqueira; Ecossistemas Aquáticos; Ética e Legislação; Oceanografia e Limnologia; Gestão Empresarial e Marketing; Gestão de Recursos Ambientais; Investigação Pesqueira; Máquinas e Motores; Meteorologia e Climatologia; Microbiologia; Navegação; Pesca; Tecnologia da Pesca; e, Tecnologia de Produtos da Pesca.
3. Núcleo de Conhecimentos Essenciais Específicos: composto por disciplinas específicas e/ou atividades didáticas a fim de enriquecer e complementar a formação do profissional, proporcionando a introdução de projetos e atividades que visem à consolidação de suas vocações e interesses regionais. Optando desta forma por um rol de disciplinas e/ou atividades didáticas para a formação geral do profissional, inclusive suprindo áreas de conhecimentos emergentes relacionadas às áreas da Pesca, da aquicultura ou afins.